Viaje pela história no Marco das 3 Fronteiras

A arquitetura do Marco das 3 Fronteiras, lugar mais charmoso de Foz do Iguaçu, é inspirada em um importante evento histórico e social do Brasil, as Missões Jesuíticas. Conheça mais desse período e viaje pela cultura histórica do Marco:

Crédito fotografia: Marcos Labanca

Na época da colonização no Brasil, padres jesuítas realizavam missões para batizar e evangelizar os nativos da região. As Missões Jesuíticas, como eram chamadas, formaram grandes civilizações na região que hoje se encontra Brasil, Argentina e Paraguai.

As missões foram realizadas pela Companhia de Jesus, e nesse processo foram erguidas grandes estruturas, no tamanho de cidades, pelos índios catequizados. Essas construções foram destruídas pelos portugueses e bandeirantes tempos depois.

Crédito fotografia: Catraca Livre

Essa época pode ser relembrada em reduções e resquícios das estruturas espalhadas pela região das #3Fronteiras. Das 30 reduções jesuíticas identificadas no Cone Sul, sete estão no leste do Paraguai e 14 no norte da Argentina, perto da fronteira com Foz do Iguaçu.

Relembrar esse período no Marco das 3 Fronteiras é uma experiência imersiva, a arquitetura do local remete às missões, promovendo a educação histórica e o entretenimento. No espaço há a Vila Cenográfica, que permite ao visitante uma viagem no tempo enquanto caminha pelas praças e ambientes.

Crédito fotografia: Marcos Labanca

Nessas construções é possível identificar símbolos adotados pela Companhia, como o emblema IHS, esculpido nas paredes de pedra. A insígnia significa Jesus, na abreviação em grego, escrito ΙΗΣΟΥΣ. E quando traduzido ao latim, expressa ‘Jesus Salvador dos Homens’.

Um fato curioso é que o Papa Francisco é jesuíta, da Companhia de Jesus, o primeiro Papa da história sendo dessa ordem religiosa. Francisco costuma usar o anel jesuíta até hoje, carregando o símbolo IHS.

 

Crédito fotografia: Andrew Medichini

Você pode conhece mais sobre toda essa história no atrativo mais charmoso de Foz do Iguaçu, o Marco das 3 Fronteiras.

Compartilhe com seus amigos:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
[yop_poll id="1"]

Você também pode gostar ...