EnglishPortugueseSpanish

GUIA DO
Visitante

Que bom ter você por aqui!
Selecionamos informações importantes para o seu passeio no Marco das 3 Fronteiras:

Horário de atendimento

Marco das 3 Fronteiras, o lugar mais charmoso de Foz do Iguaçu, abre de terça-feira a domingo, das 15h às 21h.

Como chegar ao Marco das 3 Fronteiras

Endereço: Rua Marco das Três Fronteiras, s/n, Loteamento Parque das Três Fronteiras, Foz do Iguaçu/PR, 85.855-616.

Ingressos

Como comprar

Os ingressos para visitar o Marco das 3 Fronteiras são vendidos on-line, no site marcodastresfronteiras.com.br/ingressos, ou na bilheteria do atrativo. Aberto das 15h às 21h.

Confira a tabela de valores dos ingressos para visitar o Marco das 3 Fronteiras: tickets.marcodastresfronteiras.com.br/home.

Moradores de Foz do Iguaçu

Morador de Foz do Iguaçu tem gratuidade para visitar o Marco das 3 Fronteiras. O iguaçuense precisa apresentar um documento com foto e comprovante de residência na cidade para obter o benefício. Todos os procedimentos de cadastramento e a retirada de ingresso dos iguaçuenses são realizados na bilheteria do Marco, instalada no Centro de Visitantes.

O que fazer no Marco das 3 Fronteiras? – Atrações

Ao visitar o Marco das 3 Fronteiras você conhece um dos lugares mais encantadores da América Latina. O local une três países, uma visão espetacular das fronteiras, uma riquíssima cultura, uma geografia singular entre nações e muitas histórias. Da cidade brasileira de Foz do Iguaçu, onde está instalado o Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras, você tem à disposição uma excelente infraestrutura, com diversas atrações, gastronomia regional, ambientação histórica, curiosidades e conforto para passear, contemplar e viver o ambiente.

Obelisco

Um dos principais símbolos da região de Foz do Iguaçu, o obelisco – erguido para celebrar a paz entre os povos – foi inaugurado em 20 de julho de 1903 e estabelece a soberania e o limite territorial do Brasil com a Argentina e o Paraguai.

O monumento foi finalizado cerca de dez anos antes da emancipação política da cidade de Foz do Iguaçu, ocorrida em 1914, e há anos é cenário de boas memórias para visitantes do Brasil e do mundo. O espaço conta com importantes passagens na história do Brasil, Paraguai e Argentina, bem como na do continente.

O marco brasileiro, construído em pedra e cimento, foi inaugurado junto com o marco argentino, por uma comissão estratégica dos dois países: a brasileira sob o comando do general Dionísio Cerqueira; e a argentina, do general Garmêndia. Por sua vez, o marco paraguaio, que fica na margem direita do Rio Paraná, foi erguido anos depois, em 26 de janeiro de 1961. Cada país possui seu próprio monumento, pintado com as cores nacionais. Para os argentinos e paraguaios, os marcos são chamados de “Hitos de las Tres Fronteras”.

Com o obelisco brasileiro, fixado há mais de cem anos com as cores da bandeira do Brasil, você tem a oportunidade de fazer uma imersão na história do país e do continente. Luzes e águas em volta do monumento transformam essa referência histórica em uma atração viva, pulsante e envolvente. Localizado na área da Praça das Três Fronteiras, o ponto é parada obrigatória para registros fotográficos e vídeos.

Apresentações culturais

As singulares apresentações culturais do Marco das 3 Fronteiras são realizadas antes e depois do pôr do sol. A maravilhosa apresentação é composta pelo “Show Lenda das Cataratas” – um balé que conta a história do casal indígena Naipi e Tarobá e a origem das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza. Também pelo “Show Minueto”, um espetáculo que simboliza a colonização europeia na Região Sul do Brasil. Para encerrar há o “Show dos Três Países”, uma apresentação de danças típicas que homenageiam os países vizinhos com bailarinos — todos da região — vestidos a caráter nos ritmos do samba brasileiro, tango argentino e polca paraguaia.

Vila Cenográfica

Uma viagem de volta aos séculos passados. Ao caminhar pelas praças e ambientes do Marco das 3 Fronteiras, você pode “viajar” no tempo com a Vila Cenográfica das Missões Jesuíticas, que faz a ambientação histórica do local em que viviam os índios e os padres jesuítas nos séculos 16 e 17.

Os jesuítas e os índios guaranis viveram nesta ampla extensão de terras, que hoje integra parte do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nesse território, eles construíram um bem-sucedido sistema social que integrou mais de cem mil pessoas. Das 30 reduções jesuíticas identificadas no Cone Sul, sete estão no Leste do Paraguai e 14 estão no Norte da Argentina, muito perto da fronteira com Foz do Iguaçu. Tudo isso em um raio de 300 quilômetros.

Placa das 3 Fronteiras

Na fronteira dos três países você confere a placa mais famosa da região. Ela demarca a direção da Argentina, Brasil e Paraguai. O local é amado pelos visitantes do mundo. É um símbolo das três fronteiras e que facilmente você encontra como representação da cidade. Brasil em verde, Argentina em azul e Paraguai em vermelho.

Pôr do sol latino

O céu das três fronteiras é um dos mais lindos do mundo, e o pôr do sol latino faz a despedida do dia pela emblemática fronteira que une os três países. Uma paisagem inesquecível para todos os visitantes guardarem na memória. Pergunte para as pessoas que já celebraram esse momento no local mais charmoso de Foz do Iguaçu.

Encontro de dois rios

Toda a narrativa histórica e cultural do Marco é banhada pelas belezas dos rios Iguaçu e Paraná 2 – cujas águas podem ser identificadas por suas tonalidades distintas. O atrativo está localizado no encontro dos rios Paraná e Iguaçu, que dá o nome à cidade de Foz do Iguaçu.

Na vista do Marco das Três Fronteiras temos esse espetáculo natural proporcionado pelo Rio Paraná, que nos brindou com a Usina de Itaipu, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, e o Rio Iguaçu, com as Cataratas, uma Maravilha Mundial da Natureza.

O que os olhos veem 

No mirante do Marco há o horizonte belíssimo da fronteira. Logo após o rio é possível observar o obelisco argentino nas cores branca e azul, localizado na cidade de Puerto Iguazú, na província argentina de Misiones. Nas décadas de 1940 e 1950, o município argentino era o principal centro urbano da fronteira, maior que Foz do Iguaçu naquele momento. Foi nesse mesmo período que Puerto Iguazú iniciou as obras de infraestrutura para o turismo na região.

À direita pelo Rio Paraná fica o obelisco paraguaio, ou “Hito de las 3 Fronteras”, como chamam nossos hermanos, e suas cores são da bandeira do Paraguai, vermelho, branco e azul. É o mais novo entre os monumentos da fronteira, com pouco mais de 60 anos. Sua forma também é diferente, um paralelepípedo, variando do formato de pirâmide dos obeliscos argentino e brasileiro. Fica localizado na cidade de Presidente Franco, vizinha de Ciudad del Este, esta internacionalmente conhecida por seu turismo de compras.

Ponte da Integração

Dá parte externa do Marco das 3 Fronteiras você também consegue ver a construção da nova ponte, a Ponte da Integração, que ligará Brasil e Paraguai, mais especificamente a cidade brasileira de Foz do Iguaçu com a cidade paraguaia de Presidente Franco. A ponte será um marco no continente, sendo a maior da América Latina, com 200 metros de altura, 760 metros de comprimento, 470 metros de vão-livre e totalmente estaiada (suspensa por cabos conectados a mastros).

Ao entardecer a paisagem é inspiradora. A magnitude da engenharia humana contrasta com o pôr do sol latino. A obra é gigantesca.

Parque infantil

Vem com crianças? As crianças podem divertir-se ainda mais no Marco com o parque infantil. O serviço proporciona muito mais entretenimento às famílias que visitam o atrativo. Os brinquedos estimulam atividades físicas e motoras, permitindo também a interação entre as crianças de diferentes lugares do Brasil e do mundo.

Labirinto Cultural das 3 Fronteiras

O Labirinto Cultural das 3 Fronteiras reserva para você um passeio inspirador, imersivo, colorido e múltiplo. Os caminhos do labirinto, por meio de pinturas e espelhos, misturam referências dos povos primitivos dos três países e fazem uma viagem pela música, dança, arte, arquitetura, natureza e referências culturais das nações.

Memorial Cabeza de Vaca

O espaço localizado no interior do Marco das Três Fronteiras é um convite para você viajar na história da América Latina com a Espanha e a cidade de Foz do Iguaçu neste encontro histórico. O memorial homenageia o primeiro europeu a visitar as Cataratas do Iguaçu: o desbravador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, que passou pelas Cataratas em 1542, quando procedia do litoral rumo a Assunção, no Paraguai.

No local você é imerso em uma projeção tecnológica que narra com detalhes a riquíssima história da formação desse que é um dos lugares mais singulares do mundo. A experiência sensorial possibilita o seu envolvimento com a formação cultural, histórica, política e geológica desta região.

Exposição do filme “A Missão”

A exposição conta com peças originais do filme britânico “A Missão”, de 1986, que mostrou como se formaram as reduções jesuíticas, como viviam os índios – que não eram escravos, como nas propriedades agrícolas da época. Além de alguns objetos usados na produção do filme, que teve como cenário a região de fronteira e um grande destaque para as Cataratas do Iguaçu, maior conjunto de quedas d’água do mundo. Dirigido por Roland Joffé e escrito por Robert Bolt, o filme “A Missão” é uma obra inglesa, baseada na história e retrata a época da expulsão dos jesuítas do reino português devido à crise nas relações entre a Coroa portuguesa e a Companhia de Jesus. As Três Fronteiras integram essa história! Venha ver trechos do filme e peças utilizadas na clássica obra cinematográfica.

O que comer no Marco das 3 Fronteiras?

Além de oferecer experiências únicas em um ponto geográfico singular do planeta, o lugar mais charmoso de Foz do Iguaçu possui opções para você viver uma viagem gastronômica marcante.

Restaurante Cabeza de Vaca

No Restaurante Cabeza de Vaca você tem seus sentidos aguçados, com o cenário, a gastronomia, o clima, as companhias e a energia que emana dos rios e das belezas naturais do entorno. É o ponto de encontro de moradores da região e visitantes do mundo. 

A casa gastronômica faz uma homenagem ao desbravador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca. Em 1541, ele descobriu acidentalmente as Cataratas do Iguaçu – Maravilha Mundial da Natureza – ao descer o rio em uma canoa para chegar a Assunção, capital do Paraguai. 

Foi dele também a façanha de concluir que a América era um continente. Incluir a visita no seu roteiro é a certeza de uma experiência fantástica que alia gastronomia, turismo e cultura.

Os pratos do restaurante são uma homenagem à fronteira, com comidas que trazem a cultura gastronômica da Argentina, Brasil e Paraguai.

Praça Gastronômica das 3 Fronteiras

A praça gastronômica do Marco amplifica a experiência do visitante e suas sensações, contando com um cardápio especial: tapioca, shawarma, churros, cachorro-quente, pipoca, café, chope, entre outras boas pedidas.

Nossos espaços

Os espaços do Marco das Três Fronteiras são convites para contemplação, recreação e inspiração nesse que é um dos lugares mais singulares do mundo.

Praça da Entrada

A porta de entrada para a contemplação das três fronteiras. A primeira é a Praça da Entrada, onde tudo começa e está localizada na área externa do Centro de Visitantes. Com um lindo paisagismo em que já é possível ficar imerso na arquitetura das Missões Jesuíticas.

Centro de Visitantes

O espaço de 700 metros quadrados oferece bilheteria, banheiros, loja de lembranças, exposição, informações sobre o atrativo e toda uma estrutura e equipe preparada para atender você. 

Loja de lembranças

Na loja de lembranças do Centro de Visitantes você encontra as melhores lembranças desse passeio inesquecível. Os produtos são personalizados com ícones representativos das belezas e atrações do Marco das 3 Fronteiras. Existe uma grande variedade de artigos para a sua escolha, como camisetas, bonecos de pelúcia, bonés, chapéus, chaveiros, esculturas, porta-retratos, artigos de papelaria, fotos, vídeos exclusivos, livros, entre outros produtos.

Praça das Missões

Logo após ingressar no atrativo, passando pela loja, você chegará à Praça das Missões, espaço com ambientação histórica, informação e referências culturais. Conta com um lindo chafariz, bancos para descanso e admiração, envolvidos pela jardinagem colorida.

Praça das Três Fronteiras

Seguindo a caminhada você atravessa o Portal do Sino e entra na Praça das Três Fronteiras, o grande local de contemplação das fronteiras e intervenções culturais. Espaço composto pelo obelisco, Labirinto Cultural e Praça Gastronômica. 

Mirante das Três Fronteiras

O espaço do Mirante das Três Fronteiras permite a contemplação singular dos limites entre os três países. Você pode apreciar a formação geográfica, que ocorreu há milhões de anos, dos territórios que hoje pertencem ao Brasil, à Argentina e ao Paraguai. Um cenário emblemático e de encher os olhos.